ººººººººZEROFOUNDATION

After WYADWYADN – Entrevista João Bonito

ZERO: Que motivação existe para preferir determinado suporte (vídeo, fotografia, texto, etc.) na conceptualização e execução de um trabalho, nomeadamente neste, em relação a outro. O tema deste trabalho influenciou a escolha do formato? É uma escolha automática ou é calculada?

João Bonito: É uma escolha calculada directamente para o formato, sendo o tema razão inversa. A interacção que quero sugerir, ou estabelecer, coloca as minhas dúvidas e expectativas no patamar da análise comportamental, nomeadamente dos estudos composicionais com interlocutor (neste caso o ouvinte, e mesmo eu próprio).
 Foi ‘nada’ e o ‘tudo’ disto que me motivou.

ZERO: Achas que, como suporte para a publicação do teu trabalho, a WEB é uma plataforma eficiente? Achas que seria mais adequada a sua exposição noutras condições?

JB: Foi-me proposto este formato como meio de apresentação do trabalho, daí a adequação do projecto ao fim sugerido.
 Acredito que a WEB é uma plataforma bastante eficaz, no sentido da inexistência de barreiras à exposição. Relativamente a outros suportes, estes são reciprocamente legítimos…afinal dialogam de forma diferente…ou não. Podemos colocar a questão em prática!
 

ZERO: Sobre o tema do trabalho, WYADWYADN, gostarias de acrescentar alguma consideração?

JB: O ‘nada’ neste momento,
O ‘vazio’ igual a’nada’,
A ‘matéria’ igual a ‘nada’,
Neste significado o ‘todo’ é o que se percorre; viaja mais longe, chega mais rápido às moradas. Torna-nos portadores de mensagem colectiva que protege ‘fundações’, para nosso entendimento e saber.

-João Bonito

João Bonito, 1971

2007, *secret speller* – CIRCUIT – Jardim Botânico Tropical de Belém em Lisboa

2006, *tuning* – Laboratórios Criativos da Unicer – Gare Maritima de Alcântara em Lisboa

2004, *capitalism* – QUARTEL – Salão Olímpico no Porto

2001, *master instalation* – INSIDE OUT – no Artemosferas no Porto

Trabalhos em ZEROFOUNDATION
Having a chat – Projecto WYADWYADN