ººººººººZEROFOUNDATION

After WYADWYADN / Entrevista Luís Margalho

ZERO: Que motivação existe para preferir determinado suporte (vídeo, fotografia, texto, etc.) na conceptualização e execução de um trabalho, nomeadamente neste, em relação a outro. O tema deste trabalho influenciou a escolha do formato? É uma escolha automática ou é calculada?

Luís Margalho: De facto penso que a eleição do suporte para uma obra artística faz parte do próprio processo criativo, e no caso particular da conceptualização desta proposta de trabalho, o vídeo revelou-se ideal no momento de dar corpo da própria ideia WYADWYADN. Apesar do forte carácter relacional do projecto, com tudo o que tem de subjectivo e individual, a questão “o que é que fazes quando não estás a fazer nada?” foi provocante, e de certo modo subversiva. A motivação de responder com um trabalho de vídeo surgiu automaticamente. Mais do que qualquer outro, o vídeo é uma linguagem que gosto. Tento praticá-la fazendo registo de momentos do meu quotidiano. Instantes eternos. O que me interessa nessas imagens é justamente o seu poder enunciador, a repetição da diferença. Dai a preferência pelo suporte.

ZERO: Achas que, como suporte para a publicação do teu trabalho, a WEB é uma plataforma eficiente? Achas que seria mais adequada a sua exposição noutras condições?

LM: Penso que esta é uma boa questão, uma vez que a WEB é um território de liberdade por excelência. Será que é um suporte adequado à publicação de trabalhos eminentemente artísticos? Acredito que sim. Apesar da constante evolução sócio-tecnologica, a matriz da world wide web mantém-se. Quero dizer com isto que apesar de ser um espaço descontínuo ela mantém a sua universalidade e democraticidade, quer no modo como acedemos à informação, quer pela forma como publicamos a nossa informação. Outros artistas podem não se sentir confortáveis com tão elevada acessibilidade. Pessoalmente acho a que sua virtualidade é fascinante. Por isto considero a WEB uma plataforma eficiente para a publicação de trabalhos específicos. É um território muito especial, contudo não o entendo como um espaço exclusivo, nem melhor em detrimento de outros espaços expositivos e de comunicação.

ZERO: Sobre o tema do trabalho, WYADWYADN, gostarias de acrescentar alguma consideração?

 NADA

Luís Margalho

Luís Margalho

Nasceu em Évora em 1975. Estudou na cidade do Porto entre 1993 e 1998. Concluiu a licenciatura em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo eleito como tecnologias de especialização Cine-Vídeo, Gravura e Metais.

Em 1999 realizou um estágio no Departamento de Escultura em Pedra do Centro Cultural de Évora, em torno da tecnologia de Pedra. Desde 1996 que participa em exposições de Artes Plásticas.

Em 2003 realizou a sua primeira exposição individual de Escultura.

Está representado em diversas colecções particulares nacionais e estrangeiras.

Vive e trabalha em Évora.


Informação adicional e contacto: http://luismargalho.com/

Trabalhos em ZEROFOUNDATION

 NADA – Projecto WYADWYADN